Por que o leão é o símbolo do Imposto de Renda?

0

Por que o leão é o símbolo do Imposto de Renda? O que é esse imposto? Quando surgiu? Para essas e muitas outras dúvidas, a própria Receita Federal disponibiliza, no próprio programa de declaração, um arquivo chamado “Memória IRPF”, que lista algumas das suas principais curiosidades.

Confira a lista de algumas curiosidades do Imposto de Renda:

O Leão

O símbolo surgiu pela primeira vez em uma campanha publicitária da própria Receita Federal, criada no final de 1979. A ação teve as mais diversas reações do público e escolheu o animal por diversos motivos: nobreza, impõe respeito, demonstra força, não ataca sem avisar, justo, leal e por não ser bobo.

Banner-imposto-de-renda-2017

Políticos com alíquota maior no imposto sobre vencimentos

A Lei nº 2.919 de 31 de dezembro de 1914, estabeleceu que o imposto sobre vencimentos e ordenados em que o Presidente da República, senadores, deputados e ministros de Estado tinham alíquota mais elevada.
De 100$ até 299$ mensais – 8%;
De 300$ até 999$ mensais – 10%;
De 1:000$ mensais ou mais – 15%
Presidente da República, Senadores, Deputados e Ministros de Estados – 20%;
Vice-Presidente da República – 8%.

A dedução mais antiga

A dedução para dependentes é a mais antiga entre as que estão em vigor. Permitida ininterruptamente desde o exercício de 1926, ela permite que o contribuinte opte pelo desconto padrão/simplificado que substituiu, entre outras, a dedução para encargos de família.

Desconto de imposto para pagamento antecipado

Uma lei de 1947 estabeleceu que contribuintes que efetuassem o pagamento integral do imposto no ato da entrega da declaração receberiam um desconto. Ele garantia descontos de 5% se o pagamento fosse efetuado em janeiro, 3% se em fevereiro e de 1 % se em março.
Esse desconto vigorou até o exercício de 1975.

Leis que foram personalizadas

Poucas leis na nossa história foram associadas a pessoas. Foram ao todo duas: Lei nº 7.505 de 2 de julho de 1986 ficou conhecida como Lei Sarney, em referência ao Presidente da República, e a Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991 como Lei Rouanet, nome do Secretário de Cultura da Presidência da República, embaixador Sergio Paulo Rouanet.

Quer fazer parte da história do Imposto de Renda você também? Então comece a fazer sua declaração com o Certificado Digital Certisign, que está revolucionando a maneira das pessoas se relacionarem com o leão aqui no Brasil. Adquira o seu hoje mesmo.

Não deixe para a última hora o seu IRPF! Se você ainda não tem Certificado Digital, adquira aqui o seu e usufrua da declaração pré-preenchida e muito mais.

Compartilhe

Deixe seu comentário