Prazo para entrega do Coaf termina dia 31 de Janeiro

0

Os profissionais da Contabilidade têm até o dia 31 de janeiro, domingo, para entregar a Declaração Anual Negativa ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras – Coaf, uma exigência da lei que trata do crime de lavagem de dinheiro – Lei nº 12.683/2012. Mas, é aconselhável que a entrega seja feita até a sexta-feira, dia 29, último dia útil do mês.

Vale lembrar que desde janeiro de 2014, as empresas contábeis e os profissionais da Contabilidade são obrigados a comunicar ao órgão movimentações suspeitas por parte das organizações para as quais prestam serviços.

Se ao longo do ano passado não foi identificada nenhuma suspeita de lavagem de dinheiro, ocultação de bens, direitos e valores nas movimentações da empresa, o profissional contábil deve informar apenas o fato por meio da Declaração Anual Negativa. Só não precisam cumprir com essa obrigação os contadores que trabalham dentro da empresa.

Orientações

A Resolução do Conselho Federal de Contabilidade – CFC nº 1.445/2013 contém uma relação de circunstâncias que podem indicar lavagem de dinheiro e é muito importante que os profissionais estejam atentos a essas suspeitas, como por exemplo, aquisição de ativos e pagamentos a terceiros, em espécie, no valor acima de R$ 100 mil, ou recebimento de mais de R$ 30 mil prestação de serviço, em dinheiro. Caso o contador reconheça tais movimentações, é necessário que informe ao Coaf o ilícito no prazo de 24 horas. Se não cumprir a lei, estará sujeito a penalidades, que podem incluir multa e até reclusão.

Já possui Certificado Digital? Use hoje mesmo o Clube de Vantagens Certisign: descontos exclusivos em lojas virtuais. Precisa comprar o seu para a entrega da RAIS? Para comprar, clique aqui.

Compartilhe

Deixe seu comentário