Prazo para envio do DACON de maio termina dia 7, na quarta-feira.

1

Na próxima quarta-feira, 7, termina o prazo para o envio do DACON (Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais) com informações relativas ao mês de maio.

A obrigatoriedade atinge as pessoas jurídicas de direito privado e as equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, submetidas à apuração da contribuição para o PIS/Pasep e Cofins, nos regimes cumulativos e não cumulativos.

O Dacon deve ser entregue também pelas pessoas jurídicas que contribuem para o PIS/Pasep com base na folha de salários.
Quem perder o prazo ou não apresentar o DACON poderá receber multa de 2% ao mês-calendário ou fração sobre o montante da Cofins ou da contribuição para o PIS/Pasep informada – no limite a 20%.

O valor mínimo da multa aplicada será de R$ 500,00. No caso de pessoa jurídica inativa, a penalidade será de R$ 200,00.
No Paraná, a Receita Estadual anuncia a criação do serviço “Consulta Pagamento de GNRE”, cujo objetivo é dar maior transparência aos serviços oferecidos pela internet.

Como o nome sugere, o contribuinte poderáfazer consultas sobre o pagamento de uma GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais) 30 minutos após o seu recolhimento. Além disso, permite visualizar tanto as guias emitidas pelo Portal da Secretaria da Fazenda quanto pelo programa GNRE offline.

O Fisco paranaense acredita que, com a novidade, diversos contribuintes, principalmente aqueles que comercializam produtos sujeitos à substituição tributária, terão condições de verificar os pagamentos efetuados em um prazo exíguo.

***

O Certificado Digital não serve apenas para declarações.

Em um momento de tantas exigências do mercado, competitividade acirrada, falta de tempo para as tarefas diárias e obrigações com o meio ambiente, a Certificação Digital tornou-se essencial no cotidiano das organizações que buscam praticidade, agilidade e segurança. Ela possibilida:

Procuração eletrônica com certificado digital: mais fácil e rápida do que ir à Receita.

Assinatura online de contratos: de qualquer lugar do planeta, em minutos e sem riscos.

Documentos integrados na rede: é o fim do arquivo-morto em qualquer empresa.

Transações seguras na internet: compras, vendas e extratos bancários sem medo de fraudes.

Correção de DARF: o que era uma dor de cabeça, agora se resolve em minutos.

E muito mais!

Compartilhe

1 Comentário

  1. Pingback: Tweets that mention Prazo para envio do DACON de maio termina dia 7, na quarta-feira. | Certisign Explica -- Topsy.com

Deixe seu comentário