Preenchimento automático do IR estará disponível apenas para usuários com Certificação Digital

0

Sempre abordamos no blog os benefícios do uso do Certificado Digital, inclusive para o preenchimento e envio do Imposto de Renda – com ele é possível ter sua declaração processada mais rapidamente e acessar diversos serviços do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), como visualização de documentos de anos anteriores, acesso aos informes das fontes pagadoras, dentre outros – e surge mais um motivo para adquirir o seu: o pré-preenchimento do IR, que estará disponível primeiramente para os contribuintes com o documento digital.

A funcionalidade, prevista para entrar em vigor ainda este ano para o grupo citado, trará a declaração já preenchida pelo Fisco assim que o contribuinte baixar o programa gerador. Com isso, será apenas confirmar as informações (caso não haja alterações de patrimônio, de dívidas e de deduções) e transmitir os dados. Segundo a Receita Federal, sua implantação vai acelerar o processo de entrega e evitar os erros que atrasam o pagamento das restituições.

As normas de entrega da Declaração do Imposto de Renda de 2014 (ano-base 2013) ainda dependem de publicação no Diário Oficial da União, o que provavelmente deve ocorrer em fevereiro.

Vale lembrar que, desde 2012, as pessoas físicas com renda maior que R$ 10 milhões no ano anterior devem entregar sua declaração do Imposto de Renda com assinatura digital.

Fonte: Agência Brasil

Acesse nosso site, adquira seu Certificado Digital e aproveite todos os benefícios da tecnologia: www.certisign.com.br/ir

Compartilhe

Deixe seu comentário