Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC)

0

Na hora de escolher o escritório contábil, um dos principais requisitos observados pelo cliente é a preocupação da empresa em aprimorar os padrões de excelência no atendimento e na prestação dos serviços. Mas como demonstrar este diferencial?

Conhecedor dessa realidade, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon SP) criou em 2005, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC), que visa aperfeiçoar os processos internos e de estruturas dos escritórios, promover capacitação profissional e atualização, de acordo com as exigências do mercado, possibilitando maiores chances de fidelização de clientes. Passados 10 anos, o Programa já certificou 3.118 empresas, sendo 467 somente no ano de 2015.

Para obter o PQEC, as empresas precisam atuar no mercado há mais de três anos, fazer a escrituração contábil regularmente e não realizar atividade compartilhada no mesmo espaço físico. Além disso, devem participar dos cursos oferecidos pela Universidade Corporativa do Sescon-SP – UNISESCON e atingir uma pontuação mínima para renovar o certificado, que é concedido anualmente. Após o quarto ano de certificação, as empresas podem solicitar o PQEC+ISO, por meio do qual o escritório adota o Sistema de Gestão da Qualidade, com o padrão internacional ISO 9001:2008.

O presidente do Sescon-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior, avalia que o PQEC é um importante diferencial aos escritórios contábeis. “Nossa profissão se ressalta mundialmente como um poderoso instrumento de gestão. Dessa forma, o PQEC se mostra uma ferramenta eficaz para que as empresas do segmento superem os atuais e constantes desafios do mercado”.

O diretor da Datanil Consultoria Contábil, Vanildo Veras, uma das empresas pioneiras na obtenção do PQEC, em 2005, ressalta que o reconhecimento, tanto dos clientes quanto dos colaboradores, é imediato. “Ao entrar no programa, há uma mudança na visão estratégica de gestão, pois passamos a direcionar melhor os problemas, tendo como foco soluções que agreguem maior valor aos nossos serviços”, avalia.

O empresário Ricardo Rios, da RAS Revitri Contabilidade, empresa certificada há três anos, diz que o programa promove uma maior organização dos processos da empresa e incentiva o constante aprimoramento dos colaboradores e do corpo diretivo. “Com a grande quantidade de obrigações acessórias a serem cumpridas e a necessidade de profissionais cada vez mais preparados, ter o reconhecimento de uma entidade como o Sescon- SP torna-se um grande diferencial”, diz o profissional da empresa, que pretende agora obter o PQEC+ISO.

Contador, quer ganhar produtividade, redução de custo e ainda agregar ainda mais valor aos serviços oferecidos? Conheça o PontoMovel, que gera relatórios comprobatórios quanto às horas trabalhadas de seus clientes e funcionários e, por tanto, o salário a ser pago, evitando uma remuneração equivocada. Conheça melhor esta solução.

Compartilhe

Deixe seu comentário