Receita abre consulta ao primeiro lote de restituição do IRPF de 2016

0

De acordo com informações do site da Receita Federal do Brasil, amanhã, dia 8 de junho, a partir das 9 horas, estará disponível para consulta o primeiro lote de restituição do IRPF 2016. O lote de restituição contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2015 e é destinado a idosos e contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.Nesta primeira etapa, 1.612.930 contribuintes receberão, no dia 15 de junho, as restituições que contabilizam o valor de R$ 2,65 bilhões.

Para saber se a declaração está liberada, você pode acessar ao site da Receita Federal do Brasil com o seu Certificado Digital. Na página da Receita, ainda, é possível consultar a situação da declaração e corrigi-la, caso encontre inconsistência.

Veja como o Certificado digital pode te ajudar:
1 – Com o Certificado Digital em mãos, basta acessar o portal e-CAC da Receita Federal e selecionar a opção de logar com “Certificado Digital”;
Certisign_Certificadora_Digital_Consultar_IRPF_malhafina_

2 – Selecione o seu Certificado Digital, insira a senha e clique em ok;
Certisign_Certificadora_Digital_Consultar_IRPF_malhafina2_

3 -E em seguida clicar na opção “Restituição e Compensação”;

Certisign_Certificadora_Digital_restituição

4 -Na sequência, clique então no item “Extrato do Processamento da DIRPF”;

Certisign_Certificadora_Digital_restituição

5 – Pronto: aparecerá a situação atual do seu imposto de renda. Em casos de “Fila de Restituição”, como exemplo abaixo, esse status indica que após o processamento da declaração, o contribuinte terá direito a restituição, mas ainda não foi disponibilizada na rede bancária.

Certisign_Certificadora_Digital_Consultar_IRPF_malhafina4_

Viu como é fácil?
Veja abaixo outras situações que podem ocorrer com a sua declaração de IRPF:

Status “processada” indica que a declaração foi recebida e o processamento, concluído.
Status ” Em processamento ” A declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi concluído.
Status ” Em Análise” Indica que a declaração foi recepcionada, encontra-se na base de dados da Receita Federal do Brasil e aguarda:
a) a apresentação de documentos solicitados em intimação enviada ao contribuinte; ou
b) a conclusão da análise de documentos entregues pelo contribuinte por meio de agendamento, em atendimento à intimação a ele enviada, ou para apresentar Solicitação de Retificação de Lançamento (SRL).
Status ” Retificada” Indica que a declaração anterior foi substituída integralmente por declaração retificadora apresentada pelo contribuinte.
Status ” Cancelada” Indica que a declaração foi cancelada por interesse da administração tributária ou por solicitação do contribuinte, encerrando todos os seus efeitos legais.
Status ” Tratamento Manual” A declaração está sendo analisada. Aguarde correspondência da Receita Federal.

Além da restituição e de descontos em lojas virtuais, veja outros benefícios que você pode adquirir com o Certificado Digital.

 Tem restituição a receber e gostaria de aproveitar a sua renda extra? Conheça o Clube de Vantagens Certisign: descontos de até 40% nas principais lojas virtuais para quem tem Certificado Digital. Clique aqui para conferir.

Compartilhe

Deixe seu comentário