Receita abre consultas ao 5º lote do Imposto de Renda 2015

0

A partir de hoje (07/10), as consultas ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda 2015 e aos lotes residuais (para quem caiu na malha fina) de anos anteriores estão abertas. Os valores serão pagos no dia 15 de outubro. A consulta pode ser feita no site da Receita, por telefone 146 (opção 3) ou no aplicativo para dispositivos móveis.

De acordo com informações do site G1, o quinto lote do IR 2015 pagará R$ 1,4 bilhão em restituições para 1,23 milhão de contribuintes. As restituições virão corrigidas em 6,46%, índice correspondente à variação da taxa básica de juros (Selic) entre maio e outubro de 2015.

Como saber se está na malha fina?

Acesse o chamado “extrato” do Imposto de Renda – disponível no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) e consulte a situação da declaração. Caso esteja na Malha Fina, é possível corrigir os erros e enviar uma declaração retificadora ao Fisco. O melhor, é que depois do envio, caso note qualquer divergência, é possível corrigir o erro na hora e o acompanhamento da declaração pode ser feito em tempo real com o auxlio do seu Certificado Digital. Quando a situação for resolvida, caso tenha direito à restituição, ela será incluída nos lotes do IR.

Para acessar o extrato do IR, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou Certificado Digital Certisign.

Você sabia que o Certificado Digital também pode ser utilizado para assinar documentos? Assim você economiza tempo, dinheiro e ainda  contribui com a preservação do meio ambiente. Saiba mais e experimente gratuitamente o Portal de Assinaturas Certisign.

Fonte: G1 com edição Certisign

Compartilhe

Deixe seu comentário