Retrospectiva 2014: as principais mudanças na Contabilidade

0

O ano de 2014 trouxe muitas novidades à profissão contábil, exigindo total alinhamento às novas tecnologias utilizadas pelo governo para receber informações empresariais com agilidade e segurança. As novidades entrarão em vigor no decorrer de 2015 e sinalizam a necessidade de uma mudança de perfil do profissional contábil para se adaptar à nova realidade.

Veja quais foram as principais novidades no mundo contábil:

  •  eSocial: sistema online pelo qual o contador deverá enviar ao fisco as informações trabalhistas e previdenciárias dos empregados de seus clientes.

Desafio para o contador: incentivar a mudança de cultura nas empresas, para que mantenham os cadastros dos funcionários sempre em dia. A novidade exigirá total interação do contador com seus clientes e a previsão é que o novo sistema comece a funcionar em 2015.

  • Lei nº 12.973/14: alterou a forma de apurar o Imposto de Renda Pessoa Jurídica, a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, o PIS e a Cofins. A nova legislação acabou com o Regime Tributário de Transição (RTT), utilizada nos últimos cinco anos.

Desafio para o contador: nova adaptação aos novos procedimentos.

  • Simples Nacional: determina que médicos, psicólogos, dentistas e outros profissionais, de um total de mais de 400 categorias, terão a opção de aderir ao programa compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos.

Desafio do contador: analisar as melhores opções e vantagens para o negócio de seus clientes.

Relacionadas:
Simples Nacional é ampliado e engloba mais empresas
Escritórios de Contabilidade devem rever seus contratos antes do eSocial

Compartilhe

Deixe seu comentário