Review – FAQ IN 969 – Procuração Digital e Receita Federal

3

Francelina nos enviou uma pergunta que pode ser a dúvida de muitos.

P: Gostaria de saber em quantos dias a Receita Federal libera a Procuração Digital depois que se dá entrada na Receita. Também gostaria de saber quando termina a validade da procuração. O que eu devo fazer pra renovar a procuração dos meus clientes?

R: A emissão ou validação da procuração é automática pelo site da Receita Federal, e dura 5 anos. No entanto, salvo melhor informação, ela não é renovável automaticamente: é preciso fazer outra procuração.

***

É importante lembrar que, para este tipo de procuração ser realizada, é preciso que contador e empresário possuam Certificado Digital. Só neste caso o procedimento é quase instantâneo, e o contador estará outorgado a realizar as atividades fiscais de seus clientes.

Além do mais, nestes 5 anos de validade, certamente empresários e contadores  vão precisar fazer muito mais do que apenas emitir declarações de forma eletrônica. Com um certificado digital, é possível desburocratizar  tarefas que a procuração não pode, como assinar contratos e documentos digitalmente e integrar informações na rede. A procuração é prática, mas limitada ao ambiente contábil e fiscal. Antes de decidir por ela, pense na solução mais adequada a todas as suas necessidades.

Compartilhe

3 Comentários

  1. Maria Aparecida on

    Boa tarde!

    Tenho procurações de clientes no meu certificado da receita federal, gostaria de saber se existe algum campo p/que seja renovado automaticamente, se e necessario outra liberação, caso exista esse expedite a renovação automatica poderiam me dizer como e?
    desde já
    Agradeço

    Maria Aparecida

  2. Maria Aparecida,

    Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.

    Obrigado!

  3. Maria Aparecida,

    Este é um procedimento que deve ser verificado junto à Receita Federal, por meio do telefone 146, pois a liberação das procurações em questão foram realizadas por este órgão.

    Obrigado!

Deixe seu comentário