RH digital 3.0

0

Atualmente, a área de Recursos Humanos é uma das mais impactadas pelo avanço tecnológico. Isso significa inúmeros desafios e oportunidades para os profissionais que nela atuam. Abaixo você confere algumas dessas inovações que já começaram a acontecer.

Big data no RH

O processamento de dados em massa está transformando a gestão de pessoas. Por meio de programas dedicados, a área de Recursos Humanos tornou-se uma parceira estratégica para tomada de decisões. O grande desafio para o profissional de RH está na unificação das diversas bases onde estão as informações de pessoas: avaliação de desempenho, cargos e salários, movimentação interna, turnover, absenteísmo, evolução de carreira, sucessão, entre outras. Organizar esses dados e transmiti-los de forma integrada para os gestores é um novo avanço para tomada de decisão nessa área.

Importância das redes sociais para atração e retenção de talentos

Mário Sérgio Sampaio é Gerente de Recursos Humanos da Certisign

Mário Sérgio Sampaio é Gerente de Recursos Humanos da Certisign

A tendência é que as redes sociais, principalmente as profissionais, como Linkedin, Love Mondays, Emprego Ligado, entre outras, estejam cada vez mais presentes no cotidiano do RH para a atração de novos talentos, gestão do clima organizacional e engajamento dos colaboradores. Monitorar esses canais e identificar tendências que impactem de forma positiva os negócios e que melhorem a qualidade de vida da equipe deve estar na agenda do profissional de RH.

O acesso à informação está disponível a um clique. As pessoas estão mais conectadas com o que ocorre em seu entorno e buscam empresas com propósitos alinhados as suas aspirações, sejam elas pessoais, sejam profissionais. Portanto, é importante que o profissional de RH promova uma transformação da cultura organizacional que valorize a diversidade, flexibilidade nas relações de trabalho e um ambiente saudável para se trabalhar.

Novas formas de aprendizado

As novas tecnologias invadiram a área de treinamento e desenvolvimento. Muitas ferramentas, sites, aplicativos e jogos, estão sendo utilizados para que a aprendizagem seja contínua, mais agradável ao usuário, colaborativa e que reflita a realidade das organizações. Por meio dessas soluções, é possível simular, por exemplo, situações reais de negócios, melhoria de processos e a criação de produtos antes deles serem apresentadas ao mercado. Cabe ao profissional de Recursos Humanos promover um ambiente de aprendizagem que esteja alinhado com o negócio e que permita a troca de experiências entre as diversas áreas da organização.

A desburocratização da área de recursos humanos

Algumas atividades de RH, por serem regradas pela legislação, continuam sendo realizadas da mesma forma há décadas, entre elas estão a assinatura manuscrita dos documentos oficiais de férias, da folha de ponto e dos contratos de trabalho. Esses documentos, depois de formalizados, precisam ser arquivados no prontuário físico, gerando um grande volume de papel e despesas com o manuseio e armazenamento.

banner-rh-digital

Com a dinâmica atual dos negócios, o profissional de Recursos Humanos tem pela frente a oportunidade de desburocratizar e melhorar esses processos, observando a legislação e, ao mesmo tempo, reduzindo custos desnecessários, por meio de soluções integradas com a Certificação Digital.

A Certificação Digital para o RH 3.0

O Certificado Digital Certisign é um aliado do RH, porque permite realizar de maneira legal e 100% digital os mais diversos processos: autorizações de férias, atualização de informações, assinatura de folhas de ponto, entre outros. A implementação da Certificação nos sistemas de gestão, garante processos muito mais ágeis e sustentáveis. Para exemplificar, um fluxo é criado, uma autorização é solicitada e pode ser assinada diretamente na ferramenta com validade jurídica, devido à integração da Certificação Digital. Sem a necessidade de impressão e a presença física do signatário.

Só nesse exemplo, economiza-se tempo, dinheiro e melhora-se os processos, além da contribuição com o meio ambiente. E mais: as atividades não param por conta da falta de uma assinatura. Vale lembrar que, atualmente, o Certificado Digital pode ser armazenado no celular ou tablet, concedendo a essas etapas ainda mais celeridade por conta da mobilidade. A qualquer hora e lugar, contratos podem ser assinados e processos podem ser autorizados. Com validade jurídica e sem caneta e papel.

Como você gerencia o fluxo de documentos da sua empresa? Dê adeus às planilhas e folhas de papel. Saiba como digitalizar seus processos de RH com nossa equipe de Soluções Corporativas: Tel: 11 3546 3702 ou saiba mais aqui.

Compartilhe

Deixe seu comentário