Saiba como se proteger na internet contra os golpes praticados no Natal

0

O natal é uma das épocas que mais movimenta o e-commerce e com essa alta também aumentam os crimes praticados na plataforma. Para se precaver, o ideal é conhecer os golpes e conhecer táticas para driblar sites, aplicativos ou arquivos mal intencionados. Confira algumas dicas e previna-se:

Lojas virtuais falsas - antes de fazer uma compra, verifique se o site é mesmo real. Imagens em baixa qualidade, erros de português ou domínios estranhos podem indicar um site falso. Além disso, sempre verifique se o site possui um Certificado de Site Seguro, o símbolo de um cadeado na barra do navegador e “https” no início de seu endereço virtual.

Ofertas tentadoras de natal – quando a oferta for muito baixa, desconfie. Em especial se o produto for um equipamento eletrônico de última geração – produtos preferidos dos cibercriminosos. Pesquise a credibilidade do site e compare seu preço no mercado. Na dúvida, não clique no e-mail ou na propaganda, dando preferência pelo acesso direto pelo site em questão.

Cartões virtuais maliciosos – o e-mail é um campo muito promissor para golpes. Por isso nunca abra mensagens de desconhecidos e mesmo que o remetente seja alguém confiável, tenha cuidado com os arquivos anexados que podem conter spyware ou vírus.

Classificados falsos – sites de classificados na Internet podem ser um ótimo lugar para procurar presentes de Natal, mas fique atento com ofertas que pedem muitas informações pessoais ou que seja transferida uma quantia em dinheiro, pois pode tratar-se de um golpe ou fraude.

Instituições beneficentes falsas – os golpistas aproveitam as doações usuais a instituições beneficentes e enviam e-mails de spam com publicidade de instituições falsas. As precauções acima também valem para esse golpe.

Fonte: IDG Now

Compartilhe

Deixe seu comentário