Saiba o que é um Malware e quais são os mais temidos

0

A evolução tecnológica não se dá apenas nos modelos de smartphones e tablets, mas a cada ano aparecem inovações cibercriminosas que acompanham essas tendências. São os chamados malwares: ameaças que tentam de diversas formas obter informações pessoais e financeiras, além de rastrear usuários, enviar SMS e anúncios invasivos.

Listamos alguns desses malwares para você ficar por dentro das ameaças mais constantes sinalizadas pela Symantec:

Android.Hesperbot e Android.Perkel
Como muitos consumidores usam seus smartphones para fazer transações bancárias por meio do Internet Banking e fazer compras online, esses malwares foram detectados com frequência, dispondo-se a roubar as chaves de acesso que chegam via SMS no celular, interceptando mensagens e acessando as contas bancárias dos usuários.

Bootkits Android
Geralmente são usados para atingir o Windows. Eles atuam no sistema operacional infectando o código de inicialização do computador e permitem que o vírus seja executado antes que o sistema se inicie.

Droidpak
Com o aumento da fiscalização por parte do Google Play, os cibercriminosos usam agora as chamadas ameaças híbridas que utilizam os computadores como meio para atingir os dispositivos móveis. Assim age o Droidpak, que atinge primeiro o PC, que leva ao download de um pacote de aplicativos maliciosos (APK), ao conectar o dispositivo móvel ao computador infectado o vírus instala a ameaça no smartphone.

Backdoor (RAT)
Conhecido em inglês como Remote Administration Tools, é uma aplicação através da qual cibercriminosos entram no computador, instalam e lançam outros programas, enviam keyloggers, descarregam ou apagam ficheiros, ativam microfones ou a câmera dos dispositivos.

Para os analistas é importante conhecer as características desses malwares para que possamos nos proteger e proteger nossos dispositivos de possíveis danos futuros.

E além de conhecer como agem, outra solução de segurança que apresentamos é o Certificado Site Seguro Certisign que garante uma troca segura de informações em compras Online, sem o risco de dados trafegados serem interceptados ou alterados, tudo isso pelo benefício da criptografia de dados.

Utilize o Certificado Digital para transações mais seguras via internet. Conheça o Mobile ID e assine, com validade jurídica, contratos e documentos de onde estiver.

Compartilhe

Deixe seu comentário