Saque do PIS/Pasep termina dia 30 de junho

0

Os trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PIS/Pasep têm até a próxima quinta-feira, 30 de junho, para resgatar o benefício. Os beneficiários que tiverem esse direito devem procurar uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil. O valor é corresponde a um salário mínimo vigente na data de pagamento, atualmente em R$ 880,00. Os recursos que não forem retirados até esta data retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT.

Têm direito ao abono salarial de 2016 as pessoas cadastradas no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; com remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de atribuição do benefício; e que exerceram atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2015. Além disso, o trabalhador precisa ter seus dados informados pelo empregador pessoa jurídica corretamente na Relação Anual de Informações Sociais – Rais.

Para sacar o PIS, o trabalhador deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação.

Já os participantes do Pasep – funcionários públicos, após verificar se houve depósito em sua conta no Banco do Brasil, devem procurar uma agência e apresentar um documento de identificação.

O contador tem papel fundamental neste processo de saque do PIS/Pasep porque parte dele as orientações para os empregados da empresa que têm o direito de receber este benefício. O ideal é também comunicar o fato aos empregados que se desligaram ou foram demitidos no ano passado, já que em tempos de crise financeira uma renda extra pode fazer toda a diferença.

Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador ou ligue para (11) 3546 3800.

Compartilhe

Deixe seu comentário