Sistema eletrônico agiliza tramitação de processos administrativos no TJMA

0

O sistema DigiDoc dispensa o uso de comunicação impressa ou digitalizada de documentos e processos. Poderá ser acessado por magistrados e servidores pela internet, de qualquer parte do Estado, por meio do sistema Sentinela, para efetuar aprovação de requisições de servidores, produção de documentos, despachos, pareceres e outras diligências.

“A implantação do DigiDoc significa não somente a redução dos custos na tramitação das demandas. De extrema funcionalidade, o novo sistema vem modernizar e dar mais agilidade aos procedimentos administrativos entre os órgãos do Tribunal, resultando em mais eficiência e segurança”, explicou o diretor de Informática do TJMA, Paulo Rocha Neto.

Participaram da capacitação promovida na última semana os servidores com cargos de chefia que ficarão responsáveis pelo uso do Certificado Digital – assinatura eletrônica necessária para movimentação do novo sistema de tramitação virtual de documentos oficiais.

Para garantir a segurança e veracidade dos documentos, o Tribunal adotou dois tipos de certificados digitais para desembargadores, juízes e servidores, a serem utilizados pelos usuários para validar os atos.

Vantagens – Dentre outras vantagens, a adoção do sistema vai resolver situações como o alto número de processo físicos, a falta de espaço para armazená-los e a dificuldade de acesso pelos usuários. Vai permitir ainda a assinatura em lote de processos que eram assinados manualmente.

Os usuários do sistema serão notificados da entrada de documento e movimentação dos processos no interior do Tribunal, o que agilizará os serviços e a tomada de decisões.

Fonte - Certisign

Compartilhe

Deixe seu comentário