Tecnologia aumenta a segurança contra desaparecimento, abandono ou sequestro de animais de estimação

0

De acordo com a associação americana ASPCA, em pesquisa realizada em 2014, aproximadamente 36% dos 3,9 milhões de cães que chegam aos abrigos nos EUA, se perderam de suas famílias. O dado é norte-americano, mas essa também é uma realidade brasileira.

A tecnologia tem procurado evitar que casos de desaparecimento e sequestro de animais ocorram com frequência e uma das ferramentas possíveis é a microchipagem de cães e gatos.

Um microchip é inserido por uma agulha hipodérmica, debaixo da pele do pescoço do animal e é ativado quando um scanner passa por cima do local. Ao ser ativado, ele emite uma frequência de rádio e o número de cadastro daquele chip aparece no scanner, possibilitando um acesso ao banco de dados que contém nome, telefone, endereço, etc.

Não é um processo doloroso para o animal, há apenas o desconforto de uma picada de injeção. Além disso, não tem perigo de o chip ficar perdido no corpo do pet. Mas as informações contidas nele devem estar sempre atualizadas.

É importante lembrar também que, apesar dessa tecnologia, o uso de coleiras com identificação continua sendo a forma mais adequada para não perder o contato com seu pet de estimação. Dessa maneira, o cidadão comum que reconhecê-lo, ajudará imediatamente no reencontro, caso algo aconteça.

A maioria das clínicas veterinárias faz esse serviço, assim como alguns pet shops e os Centros de Controle de Zoonoses. Os animais disponíveis para adoção nos CCZs já têm o microchip. Isso reforça uma mudança nas possibilidades de identificação também no reino animal.

No mundo dos humanos há diversas tecnologias que ajudam a provar a sua identidade na rede. Com o Certificado Digital, por exemplo, você tem sua identificação confirmada no mundo digital e passa a assinar documentos de forma mais fácil e eficaz, com a mesma validade jurídica dos documentos em papel.

  Assinar documentos com apenas um toque na tela do celular ou tablet já é uma realidade ao alcance de todos. Modernize o seu modo de assinar documentos Conheça o Mobile ID.

Fonte: Certisign

Compartilhe

Deixe seu comentário