Toda contadora gostaria que…

0

Você já parou para pensar no que irá comemorar neste dia 8 de março? Nesta data, quando as mulheres são homenageadas por empresas e amigos, temos a consciência de que muito já foi conquistado. O direito ao voto, ao divórcio, mais vagas no mercado de trabalho e grande parte das cadeiras das universidades preenchidas por mulheres. Entretanto, ainda há muito a fazer por um mundo mais igualitário no tocante a gênero.

Um levantamento feito pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – mostra que o salário das mulheres equivale a 76% do recebido pelos homens, o que representa 24% menos. Se levarmos em consideração os salários em middle e top management (média e alta gerência), as mulheres chegam a receber 32% a menos.

Casos de mulheres que foram “rebaixadas” de posto após terem filhos ou que tiveram que convencer os empregadores que o fato de serem mães não as tornavam menos comprometidas com a empresa são recorrentes em rodas femininas de conversa.

Toda contadora gostaria que…

Diante desta realidade, o Clube do Contador Certisign quis saber das contadoras: “Se no Dia Internacional da Mulher você ganhasse a possibilidade de satisfazer um desejo, o que pediria?”.

As respostas mostraram que melhoras na profissão são o principal desejo destas mulheres. A coordenadora contábil da Certisign, Mônica dos Santos Garrote, desejou “que as declarações acessórias fossem sempre enviadas com sucesso”.

A proprietária da ZM Contabilidade, Zenita Martinelli Pinhatti, por sua vez, sonha “que o governo pague salários aos contadores, já que os contadores estão fazendo o trabalho que deve ser deles, fiscalizando os nossos próprios clientes”.

A contadora Silvéria Cássia, da Total Consultoria Contábil & Tributária, deseja que “as obrigações acessórias fossem unificadas em um único documento, porque são várias as declarações para informar os mesmos impostos”. Pensando na simplificação do trabalho de uma contadora, Gabi Barros da Silveira gostaria que as integrações dos sistemas cliente x contabilidade fossem sempre um sucesso.

Enquanto isso, a administradora da Processe Serviços de Processamentos Contábeis reivindica que a profissão seja valorizada.

E foram muitos outros pedidos, como “quero que o eSocial funcione”; “quero me aposentar com 30 anos de contribuição” e “ quero simplificação dos serviços contábeis”.

Está vendo? O mundo está repleto de mulheres competentes, que entendem dos seus negócios tanto quanto seus colegas homens de profissão. É preciso que esse reconhecimento seja mais efetivo, trazendo junto um punhado de respeito por quem, muitas vezes, tem jornada dupla, considerando que ainda são poucos os homens que assumem sua parte nos afazeres domésticos.

Então, em 2018, desejamos um mundo melhor para você, Contadora, que não mede esforços para tornar a empresa do seu cliente mais produtiva e saudável. Sua expertise e dedicação são valiosos para todos os profissionais da Contabilidade e para aqueles que se utilizam dos seus serviços, ou seja, a sociedade brasileira.

Feliz Dia Internacional da Mulher!


Compartilhe

Deixe seu comentário