Trabalha em escritório? Cuidado com a lesão por esforço repetitivo – L.E.R

0

Trabalhar em escritório pode ser complicado: passar muito tempo sentado, digitando, utilizando o computador pode causar problemas ao seu corpo, como Lesões por Esforço Repetitivo (L.E.R.) ou Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (Dort), como também é conhecida.

Sintomas da L.E.R

Dores nos músculos e articulações, dificuldade para levantar pesos, mesmo que não sejam muito pesados, e muitas vezes incapacitação para o desenvolvimento das suas atividades do dia a dia são os principais sintomas da L.E.R..

O que dizem os especialistas?

A educadora física Juliana Maia Vieira explicou que o problema é desenvolvido quando o indivíduo se expõe continuamente a atividades repetitivas, podendo desenvolver uma série de doenças, como: tendinite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, bursite, entre outras. Todas essas enfermidades afetam o sistema musculoesquelético provocando dor e inflamação, alterando a capacidade funcional da pessoa.

É possível evitar a L.E.R?

É possível evitar o problema! “É preciso fazer pausas regulares durante o trabalho repetitivo, quebrando o ciclo de automação. Por exemplo: a cada 50 de minutos parar por 5 minutos a atividade. Levantar se estiver sentado, parar de digitar e alongar os braços e mãos, alongar a musculatura das costas após ficar muito tempo sentado”, explicou.

Exercícios de alongamento da musculatura da região da coluna vertebral e pernas e panturrilha também são fundamentais. Juliana dá a dica que enrolar a coluna à frente do corpo e depois desenrolar devagar é afirma que esta é uma boa opção. Para pernas e panturrilha, ficar na ponta do pé e alterar em ficar apoiada no calcanhar e caminhar melhora a circulação sanguínea.

Vamos praticar?

 

Fonte: Cartaz Laboral da Caixa Econômica Federal

Fonte: Cartaz Laboral da Caixa Econômica Federal

Tratar é preciso

Se não for tratada, a L.E.R. pode desenvolver um quadro mais grave, e o portador corre o risco de ser submetidos à cirurgia. Caso não trate o problema, corre o risco de invalidez. Pilates e RPG podem ser importantes aliados nessa recuperação. “As duas técnicas tem como base a Reeducação do Corpo Humano e também podem reabilitar o indivíduo lesionado através de exercícios de fortalecimento e alongamento muscular”.

Se o seu cliente ainda não tem um Certificado Digital, indique esse produto no Clube do Contador Certisign, além da comissão por indicação, o programa de relacionamento do Clube do Contador Certisign oferece prêmios todos os meses. Cadastre-se já.

Compartilhe

Deixe seu comentário