Trabalhadores terão Carteira de Trabalho Digital em janeiro 2015

0

A Carteira de Trabalho Digital começou a ser emitida em todos os estados brasileiros em 1º de janeiro de 2015. O novo modelo agiliza a entrega do documento e os cidadãos podem receber a Carteira no mesmo dia da solicitação. Segundo o MTE, “a partir de agora os trabalhadores serão atendidos por meio de um sistema de agendamento, sem necessidade de enfrentar filas, e terão seus dados cruzados no ato do cadastramento, o que permite a emissão da carteira em aproximadamente 15 minutos”.

A mudança não traz impacto ao trabalho dos contadores, que são responsáveis pelo registro na contratação, demissão ou alteração de função dos empregados da empresa à qual presta serviço. A única diferença é que os dados repassados serão disponibilizados online.

A atual Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, em papel, permanece válida. Portanto, os trabalhadores, que já têm o documento, não precisam emitir um novo. A substituição ocorrerá somente em caso de segunda via, a partir de janeiro de 2015.

Outros benefícios da Carteira de Trabalho Digital

O documento digital também concentra as informações de diversos bancos de dados do governo federal, fato que permite maior rapidez e eficácia no pagamento de benefícios previdenciários e trabalhistas e visa reduzir o número de fraudes na Previdência Social.

Outra vantagem é que os trabalhadores poderão consultar de forma online, o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, a contagem de tempo de serviço, pagamento de abono salarial e outros.

Atualmente, o sistema de carteira profissional online existe apenas em quatro estados: Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A expectativa é de que até o final de 2015 todos os postos do MTE possam emitir o documento na hora, utilizando o cruzamento de dados.

No quesito facilidade no acesso à informação, a Certisign oferece um software que permite que tanto funcionários quanto empregadores tenham acesso ao ponto eletrônico online. Esse benefício é possível com o PONTOMOVEL, cujo sistema é integrável a todos os sistemas de folhas de pagamento. A intenção é utilizar a tecnologia para facilitar o dia a dia de empresários, contadores e Recursos Humanos.

Relacionadas:

Desburocratize a folha de pagamento dos seus clientes

Compartilhe

Deixe seu comentário