TV Globo desperta a indignação de mais de meio milhão de Contadores

0

Para darmos início a polêmica gerada em rede nacional, vejamos alguns pontos. Desde que as trocas mercantis tiveram inicio, mesmo antes da Era Cristã, a figura do Contador desponta como de maior importância para controlar as despesas e as riquezas geradas. O mundo evoluiu, as trocas mercantis também e de igual maneira a Contabilidade. Hoje, seus profissionais, além das suas responsabilidades de prestação de contas rotineiras,são imbuídos de atuarem como guardiões da ética e das boas práticas mercantis, em todo o mundo, e principalmente no Brasil que ora vivemos.

Contudo, isto não os livra de serem alvos de comentários maldosos como o que aconteceu no dia 3 de fevereiro, quando numa novela transmitida pela Rede Globo de Televisão, a “Sol Nascente”, o personagem de Francisco Cuoco (Gaetano), em uma conversa com sua paixão Geppina (Aracy Balabanian) se referiu os profissionais da área como:

“Advogados e Contadores são tudo “trambiqueiros”

É claro que minutos depois, centenas de Contadores começaram a se manifestar nas redes sociais, compartilhando o diálogo entre Gaetano e Geppina com seus amigos. A indignação foi exposta na internet, os protestos foram repassados e um fato ficou bastante claro: todos estão compartilhando o pensamento de que “Contador NÃO É tudo picareta”.

Medidas tomadas pelos representantes da Classe Contábil

Imediatamente, o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, encaminhou ofício ao diretor da novela, Silvio de Abreu, manifestando que “em todas as profissões há aqueles que se desviam das normas éticas e, por causa disso, podem colocar uma mancha na imagem de uma classe profissional. É muito perigoso que um veículo de comunicação de massa, como a Rede Globo, entre nas casas das pessoas e reproduza, por meio de seus programas, generalizações equivocadas que atingem a conduta e a dignidade de centenas de milhares de profissionais”.

No mesmo tom do CFC, alguns Conselhos Regionais de Contabilidade publicaram notas de repúdio à Rede Globo, informando que a classe é composta por mais de 533 mil profissionais e 58 mil empresas de Contabilidade em todo o Brasil. “Somos uma categoria de profissionais imprescindível às empresas, aos governos e às entidades do terceiro setor. Fazemos a ponte fisco-empresas-contribuintes e prestamos importantes serviços à sociedade, combatendo à lavagem de dinheiro. Exigimos respeito”, diz a nota do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo -CRCSP enaltecendo ainda que a irresponsabilidade dos autores beira à leviandade. “A Rede Globo tem o dever social de evitar a divulgação de calúnias, preconceitos e ofensas aos cidadãos”, continua a nota.

Por sua vez,

o Clube do Contador Certisign considera que qualquer comentário que denigra a importância e a integridade dos Contadores brasileiros é indevida e prejudicial a toda a sociedade. Vale lembrar que são os Contadores que desempenham rotineiramente um papel fundamental para que as empresas sobrevivam nestes País cuja carga tributária é uma das mais elevadas do mundo, além de contribuírem de forma decisiva com conhecimento técnicos e científicos para a melhoria, evolução e modernização do mundo dos negócios.

Por outro lado,

o Clube do Contador Certisign defende a liberdade de expressão, mas não compactua de forma alguma com atitudes desrespeitosas sejam a pessoas, empresas, entidades ou categorias profissionais.

E você, Contador, o que acha? Compartilhe essa matéria com sua opinião.

Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador Certisign ou ligue para (11) 3546 3800.

Compartilhe

Deixe seu comentário