Use seu Imposto de Renda para beneficiar idosos

0

O seu Imposto de Renda (IR) pode ajudar não apenas crianças e adolescentes, mas também idosos. Além dos fundos municipais e projetos voltados ao desenvolvimento dos jovens, há ainda as ações e fundos que visam o amparo e auxílio àqueles que já passaram dos 60 anos. Pessoas que muitas vezes não têm condições de se manter financeira ou emocionalmente.

O número de idosos com depressão, por exemplo, cresce a cada ano no País. As causas variam desde a solidão, inatividade gerada pela saída do trabalho, aposentadoria, falecimento do cônjuge, o que o obriga a depender de outras pessoas, até doenças crônicas, que exigem cuidados especiais.

Atualmente, existem muitos projetos voltados a esse público, contemplando atividades sociais ou de saúde. A destinação de até 6% do IR a ser pago para os idosos foi regulamentada em 2010, por meio da Lei nº 12.213, que instituiu o Fundo Nacional do Idoso. Esse percentual de destinação é válido para os cidadãos comuns, as pessoas físicas. Já as empresas podem deduzir do Imposto devido às doações feitas aos Fundos Nacional, Estaduais ou Municipais do Idoso, desde que esse valor não ultrapasse 1% do total do IR. A destinação ao Fundo do Idoso não poderá ser deduzida como despesa operacional.

A Política Nacional do Idoso foi implantada para garantir os direitos dos idosos, considerando que nas últimas décadas a população acima dos 60 anos tem aumentado significativamente no Brasil. Isso quer dizer que, em pouco tempo, poderemos ter mais idosos do que jovens no País.

Você sabia que o Certificado Digital também pode ser utilizado para assinar documentos? Assim você economiza tempo, dinheiro e ainda contribui com a preservação do meio ambiente. Saiba mais e experimente gratuitamente.

 

Compartilhe

Deixe seu comentário