Você é um bom colega de trabalho em equipe? Descubra!

0

Você é um bom colega de trabalho em equipe? Tem certeza disso? Muitas vezes não temos noção de como devemos atuar no relacionamento com outros profissionais. Assim, fazemos pequenas coisas que podem incomodar os parceiros de trabalho, mesmo que eles suportem, em nome da boa convivência. Para facilitar essa percepção, o Clube do Contador Certisign traz alguns exemplos de coisas pequenas que podem ser bastante irritantes.

O que não fazer quando se trabalha em equipe

1 – Ser espaçoso

Se você ocupa a sua mesa e um pedaço da do seu colega, ele pode até não reclamar, mas fica incomodado. Respeitar o espaço das outras pessoas é essencial.

2 – Falar tocando

O mesmo vale para abraçar ou até conversar pegando no braço do outro. Se você costuma fazer isso, por favor, pare. Apenas pare. Essas manias, que muitas vezes nem percebemos que temos, podem causar grande incômodo àqueles com os quais convivemos.

3 – Ser fofoqueiro

A desculpa do “mas eu só disse a verdade”, não cola. Ambiente de trabalho não combina em nada com fofoca – inclusive, este tipo de postura pode causar sérios problemas. Então, por mais que a vontade de comentar algo seja grande, guarde-a para você. Afinal, caso estivesse do outro lado, sendo o assunto dos sussurros, não ficaria feliz ou confortável com a situação, não é mesmo?

4 – Namorar com alguém do escritório

Algumas empresas até proíbem o relacionamento amoroso entre seus funcionários, mas não é preciso chegar a esse extremo para recorrer ao bom senso. A vida do casal não pode ser misturada com a vida profissional, então deixe as DRs para quando estiverem em casa ou em um ambiente privado. Ninguém é obrigado a participar do romance, além de vocês dois, certo?

5 – O matutino

Nem todo mundo gosta de conversar pela manhã, por isso, mantenha o bom humor, mas não puxe aquele papo empolgado às 7 horas da manhã. Até porque o seu colega pode demorar mais para acordar e se sentir disposto a esse tipo de interação. Deixe esse ânimo para a hora do almoço.

Banner-Clube-de-Vantagens-inverno

6 – O líder do clube

Não somos obrigados a gostar de todos com quem convivemos, mas devemos sim manter uma relação cordial e respeitosa. Por isso, convidar todo mundo para o almoço (ou seu aniversário) menos aquele com quem você não tem tanta afinidade, pega MUITO mal. Ninguém aprecia ser excluído e fazer isso te torna sim uma pessoa desagradável ou até má. Claro que há casos em que possíveis desavenças tornaram uma relação afetuosa impossível, mas ao menos seja discreto. O ambiente de trabalho exige isso.

7 – O aspirante a cantor

Sim, há pessoas que acham que cantar no escritório – ou assobiar, ronronar, batucar, enfim, emitir sons estranhos – é normal. Mas essa atitude pode incomodar bastante, além de tirar a concentração do seu colega. Então guarde o seu talento musical para o chuveiro, ok.

8 – O multitarefas

Hoje em dia, o mercado pede que saibamos fazer mais de uma coisa para atendermos às necessidades da empresa. No entanto, isso não quer dizer que passar por cima do seu colega seja legal. Ser proativo (palavra odiada por muitos) não quer dizer atropelar outros profissionais. Dê conta das suas tarefas e até ofereça ajuda aos seus colegas, mas jamais se intrometa nas atividades deles sem ser convidado. Isso pode gerar brigas e inimizades no escritório.

9 – Seja organizado

Mantenha suas coisas limpas. Isso se aplica às roupas, utensílios, à sua mesa de trabalho e até mesmo ao teclado do computador. Você pode até não ser lá muito primoroso com a limpeza, só que o escritório não é a sua casa e as pessoas que trabalham com você não querem conviver com a sujeira. Assim, se organizar direitinho, todo mundo sai feliz.

10 – Evite odores em excesso

Os perfumes, mesmo os mais caros e importados, em excesso, podem incomodar o colega do lado; assim como os ditos maus cheiros, como suor, cigarros, mau hábito e outros. Fique atento a isto e procure ser uma pessoa neutra neste aspecto. E, na medida do possível apareça com cheiros bons e discretos, a rinite do amigo do lado agradece.

Gostou do texto? Não se esqueça de compartilhar.

Você também pode gostar de: Os sete desejos de um Contador

Se o seu cliente ainda não tem um Certificado Digital, indique esse produto no Clube do Contador Certisign, além da comissão por indicação, o programa de relacionamento do Clube do Contador Certisign oferece prêmios todos os meses. Cadastre-se já.

Compartilhe

Deixe seu comentário