VOCÊ LEMBRA ONDE ESTÁ O SEU RG AGORA?

0

Para muitos, o RG é um documento que hoje em dia não tem tanta utilidade, visto que ele pode ser substituído sem grandes problemas, por qualquer outro documento com foto, como a CNH, por exemplo.
Sem contar que ainda é um pouco constrangedor apresentar o documento de identificação com a temida foto 3×4.

Pois é, mesmo com tantas atualizações tecnológicas nas formas de provar que você é você mesmo, há lugares e situações que ainda cobram a tal “carteira de identidade”. O que muitos não sabem é que, em vários desses lugares, se o documento já tiver mais de 10 anos, sentimos muito informar, mas será necessária uma 2ª via.

Portanto, providencie essa atualização, pois em determinados momentos você não vai conseguir escapar de mostrá-lo quando solicitado:

Viagens pelo Mercosul
Se você vai viajar pela América Latina, para países que fazem parte do Mercosul, como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além de aproveitar as paisagens deslumbrantes, você terá facilidades quanto à documentação. Antes de entrar no país, seja no aeroporto ou em aduaneira na fronteira, você deve mostrar apenas o seu RG atualizado e especificar a duração da viagem, sem necessidade de passaporte.

Viajar com filhos menores
Ainda que você seja o pai ou a mãe da criança, seja em viagens domésticas ou internacionais, para não passar constrangimento, tenha em mãos o RG de todos. Alguns estabelecimentos não aceitam mais apenas a Certidão de Nascimento, sem falar que é mais incomodo andar com esse documento, né?

Vai adquirir um imóvel?
Realizar o sonho da casa própria está além de escolher o imóvel dos sonhos. Não adianta ter só a renda comprovada suficiente, tem que ter o RG atual para apresentar.

Aposentado
O aposentado precisa estar com o RG com até 10 anos de emissão . E se não fizer parte deste grupo, alerte o pai, a mãe e conhecidos que sejam para fazer a “prova de vida” no INSS.

A serviço da educação
Algumas instituições de ensino exigem o documento para formalidades, como por exemplo, na oferta de bolsas de estudo ou para liberação de diploma de conclusão de curso.

Perdeu o RG?
Uma curiosidade que poucos sabem em relação ao RG é que, se você mudou para outro estado, ao tentar tirar a segunda via se necessário, na verdade você irá tirar a primeira via naquele estado. O número do documento irá mudar. Você continuará sendo você mesmo, mas com um número de RG diferente.

Assine documentos digitalmente com a mesma validade jurídica que a do seu RG e aproveite os descontos de até 50% nas principais lojas virtuais com nosso Clube de Vantagens. Adquira seu Certificado Digital!

Compartilhe

Deixe seu comentário