Você sabia? Como surgiu a Black Friday

0

A origem da Black Friday é um tanto quanto nebulosa, uma vez que não há um marco exato para a criação da data. No entanto, se sabe que o evento foi iniciado nos Estados Unidos e é celebrado sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro, um dia após o feriado de Thanksgiving, nos EUA. E o que acontece nesse dia? Uma mega ação de vendas para liquidar os estoques, com ofertas e descontos que podem ultrapassar a marca de 70%.

Quando chegou ao Brasil?

A Black Friday é um evento mundialmente conhecido. No Brasil, teve sua primeira edição em 2010, quando uma empresa especialista em ofertas e descontos decidiu exportar a ação dos EUA para cá.

Por que Friday?

Como o feriado de Thanksgiving foi instituído em toda última quinta-feira de Novembro, pela proximidade do Natal, muitos aproveitavam essa data para emendar e fazer compras na sexta também.

Por que Black?

Existem diversas histórias a acerca desse tema, mas nenhuma considerada oficial. Uma delas diz que foi devido a um grande congestionamento ocorrido em 2005, na Filadélfia, em uma sexta-feira. Na ocasião, a polícia local nomeou o dia de Black Friday.

O fato é que com a popularização do feriado e aderência do consumidor, logo surgiram tentativas marketeiras para alterar o nome. A mais marcante foi a proposta de abandonar esse termo, considerado por muitos pouco convidativo para o comércio, para a adoção do nome Big Friday. Como é possível perceber, a sugestão não foi bem aceita e o nome não foi alterado.

O que acontece na Black Friday?

Nos Estados Unidos, os estabelecimentos aderentes ao movimento abrem as portas mais cedo e os consumidores fazem fila à espera dos melhores descontos. Mesmo a data não sendo um feriado instituído, alguns consumidores podem folgar nesse dia para aproveitar as ofertas oferecidas. Por aqui, as lojas também oferecem descontos, tanto as físicas, quanto as virtuais.

Além dos Estados Unidos e Brasil, países como Portugal, Reino Unido, Austrália, Canadá e Paraguai também têm essa data no calendário comercial.

Fonte: TecMundo, Business Week, Megacurioso e Wikipedia com informações Certisign

Relacionadas:

Black Friday: veja dicas para economizar e para uma compra segura

Brasil é o 2º país mais afetado por sites phishing HTTPS, diz pesquisa

Pesquisa revela que 70% das pessoas estão preocupadas com o Cibercrime

Compartilhe

Deixe seu comentário