Você sabia que a criptografia é utilizada há mais de 2.000 anos?

0

Criptografia é o conjunto de técnicas matemáticas utilizado há mais de 2 mil anos para embaralhar as informações de uma mensagem e, deste modo, impedir que terceiros leiam o conteúdo.

Na idade média, quando um rei queria se comunicar com outro, ele raspava o cabelo de um servo e escrevia a mensagem no seu couro cabeludo. Quando o cabelo do servo crescia, ele era enviado à outra parte interessada com a escrita no couro cabeludo. Ao chegar ao destino, o cabelo era novamente raspado e a mensagem entregue.

Outro exemplo é o caso do imperador romano Júlio César (100 a.C – 44 a.C). Julio substituía as letras do alfabeto romano por letras do alfabeto grego; ou deslocava as letras por um número fixo de caracteres.

Exemplos:

-A=D, B=E, N=Q

-Como criptografar “BANANA”?

-EDQDQD

Atualmente, a Certificação Digital é a tecnologia que por meio da criptografia de dados garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não-repúdio às informações eletrônicas. Já o  Certificado Digital é um documento digital que utiliza a Certificação Digital para identificar pessoas, empresas e máquinas no meio eletrônico.

Compartilhe

Deixe seu comentário