Vulnerável: 123456 foi a senha mais utilizada em 2014

0

Quem é que nunca teve dúvida e pressa na hora de criar uma senha e cadastrou o famoso 123456? Há tantos usuários dessa combinação de números que esta senha está em primeiro lugar entre as 25 mais utilizadas por usuários de PC no ranking anual criado pela empresa americana SplashData. Essa informação foi obtida a partir de arquivos com milhões de senhas roubadas ao longo de 2014.

E por falar em senha roubada, para que você não entre na estatística deste ranking em 2015, veja algumas dicas para você migrar a sua senha de fraca para forte.

> utilize uma senha longa
> mescle números e letras maiúsculas e minúsculas
> se possível adicione caracteres especiais
> NÃO utilize informações pessoais para formulá-la, como data de aniversário, nome e sobrenome, nome de filhos e parentes.
> caso tenha dificuldade em gravar a senha, utilize aplicativos gerenciadores

Essas mesmas dicas se aplicam na criação da senha de acesso ao seu Certificado Digital, A3, que é armazenado na mídia criptográfica, Cartão ou Token. Caso você tenha a intenção de ser um titular de um Certificado, no momento de criar a senha, lembre-se dessas dicas.

Outra informação sobre senha e Certificado Digital é que ambos são intransferíveis e de uso exclusivo do titular e, por isso, não devem ser compartilhados. Um terceiro de posse de seu Certificado Digital e senhas pode realizar transações em seu nome com valor jurídico. Ah, e a senha de acesso ao Certificado Digital não pode ser recuperada, nem mesmo pela Autoridade Certificadora emissora do Certificado.

Veja um vídeo sobre Certificado Digital e Compartilhamento



Fonte: Blog do Estadão com informações Certisign

Relacionadas
Férias: saiba como usar as redes Wi-Fi de forma segura 
Certisign Login: adicione esta opção de login na sua loja virtual 

Compartilhe

Deixe seu comentário